Oi pessoal, 

              Essa semana foi ótima! Terça-feira passada foi feriado de finados e por isso não houve aulas (sim, terça-feira, 01/11).  Bem, como sugerido, venho falar um pouco sobre minhas aulas de Inglês aqui na UA. 
            Primeiramente, aqui onde estudo não há um curso de Letras como na UFTM (licenciatura com vistas à formação de professores). Os cursos ligados à área de línguas são: tradução, línguas e relações empresariais, línguas, literaturas e culturas e línguas e estudos editoriais. 
             A disciplina que eu tomo de Língua Inglesa é do curso de Línguas e Relações Empresariais, por isso a aula é mais voltada para o “mercado”. Nessa disciplina eu farei apenas um teste e também tenho que elaborar um trabalho que consiste em montar um panfleto, ou seja, fazer o design como se fosse realmente vender algo. Além disso, eu já fiz uma apresentação oral sobre um país onde supostamente exportaria o produto, atividade que eu particularmente achei bastante interessante visto que faz com que o aluno pesquise sobre tal país e conheça sua cultura, hábitos, religião, turismo, etc. No final do semestre tenho que fazer outra apresentação oral, agora final, com a apresentação de toda a pesquisa, do produto e do panfleto (tudo em Inglês, é claro). 
             Acredito que haja alguma dificuldade para mim no fato de que o curso seja mais voltado para a área de marketing e mercado, por isso não acho tão interessante para minha formação, mas é útil. A professora utiliza uma metodologia comum que consiste na apresentação de slides, mas durante a aula também fazemos atividades que foram impressas do moodle. 
           Além disso, o conteúdo das aulas é bastante voltado para os trabalhos que fazemos já que eles demandam certo conhecimento específico, por exemplo, nas aulas vemos o que devemos escrever e como devemos posicionar as informações no panfleto, quais são as páginas principais, qual a linguagem que chama à atenção do consumidor, etc.
            Agora, mudando de assunto, na semana que se passou tivemos a visita das professoras Juliana Bertucci e Talita Marine, que vieram ver o andamento do projeto e lecionar sobre o ensino de Língua Portuguesa sob a visão sociolinguística. 
              As professoras participaram de uma das minhas aulas de linguística textual e na oportunidade elas falaram um pouco sobre a sociolinguística, preconceito linguístico, norma padrão e normal culta (que não, não são a mesma coisa) e também apresentaram algumas formas de como esse tema está chegando à escola brasileira, que é através de políticas públicas, como o PIBID e o Profletras, por meio de atividades que façam os alunos refletirem sobre o real uso da língua.  
           Esse foi um pouquinho do que está acontecendo por aqui. Até a próxima semana... 

LINK ÚTIL:
Site dos cursos do departamento de línguas e cultura (DLC): http://www.ua.pt/dlc/page/5301


Cartaz de divulgação das aulas

Eu, professora Juliana, Giuliano e Angelo na UA

Comentários

  1. Bem bacana, Julia.. Adorei o post dessa semana :) A aula das professoras foi excelente, gostei bastante. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Alyson!! Muito interessante a aula, né?! beijos:*

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas