Oi pessoal,
Essa semana foi ótima! Terça-feira passada foi feriado de finados e por isso
não houve aulas (sim, terça-feira, 01/11). Bem, como sugerido, venho
falar um pouco sobre minhas aulas de Inglês aqui na UA.
Primeiramente, aqui onde estudo não há um curso de Letras como na UFTM
(licenciatura com vistas à formação de professores). Os cursos ligados à área
de línguas são: tradução, línguas e relações empresariais, línguas,
literaturas e culturas e línguas e estudos editoriais.
A
disciplina que eu tomo de Língua Inglesa é do curso de Línguas e Relações
Empresariais, por isso a aula é mais voltada para o “mercado”. Nessa disciplina
eu farei apenas um teste e também tenho que elaborar um trabalho que consiste em montar
um panfleto, ou seja, fazer o design como se fosse realmente vender algo. Além
disso, eu já fiz uma apresentação oral sobre um país onde supostamente
exportaria o produto, atividade que eu particularmente achei bastante
interessante visto que faz com que o aluno pesquise sobre tal país e conheça sua
cultura, hábitos, religião, turismo, etc. No final do semestre tenho que fazer
outra apresentação oral, agora final, com a apresentação de toda a pesquisa, do
produto e do panfleto (tudo em Inglês, é claro).
Acredito que haja alguma dificuldade para mim no fato de que o curso seja
mais voltado para a área de marketing e mercado, por isso não acho tão
interessante para minha formação, mas é útil. A professora utiliza uma
metodologia comum que consiste na apresentação de slides, mas durante a aula
também fazemos atividades que foram impressas do moodle.
Além
disso, o conteúdo das aulas é bastante voltado para os trabalhos que fazemos já
que eles demandam certo conhecimento específico, por exemplo, nas aulas vemos o
que devemos escrever e como devemos posicionar as informações no panfleto,
quais são as páginas principais, qual a linguagem que chama à atenção do
consumidor, etc.
Agora, mudando de assunto, na semana que se passou tivemos a visita das
professoras Juliana Bertucci e Talita Marine, que vieram ver o andamento do
projeto e lecionar sobre o ensino de Língua Portuguesa sob a visão
sociolinguística.
As
professoras participaram de uma das minhas aulas de linguística textual e na
oportunidade elas falaram um pouco sobre a sociolinguística, preconceito
linguístico, norma padrão e normal culta (que não, não são a mesma coisa) e
também apresentaram algumas formas de como esse tema está chegando à escola
brasileira, que é através de políticas públicas, como o PIBID e o Profletras,
por meio de atividades que façam os alunos refletirem sobre o real uso da
língua.
Esse foi
um pouquinho do que está acontecendo por aqui. Até a próxima semana...
LINK ÚTIL:
LINK ÚTIL:
Site dos cursos do departamento de línguas e cultura (DLC): http://www.ua.pt/dlc/page/5301
Cartaz de divulgação das aulas |
Eu, professora Juliana, Giuliano e Angelo na UA |
Bem bacana, Julia.. Adorei o post dessa semana :) A aula das professoras foi excelente, gostei bastante. Beijos
ResponderExcluirObrigada, Alyson!! Muito interessante a aula, né?! beijos:*
ResponderExcluir