Oi pessoal, como vocês estão? Está tudo bem por aqui. Hoje quero falar um pouco sobre o meu trabalho de PLE, explicar a vocês como será o percurso da pesquisa.
Primeiramente, como já venho dizendo, o objeto do trabalho é o ensino de PLE no Brasil e em Portugal e isso nos leva ao objetivo geral, que é apresentar um panorama deste ensino. Para isso, algumas questões foram levantadas a fim de nortear-nos, por exemplo: o que (não) há em comum entre o ensino de PLE no Brasil e em Portugal? Quais são e o que dizem os documentos orientadores? Quais metodologias e materiais são utilizados?
Os nossos principais objetivos com isso são: compreender a dimensão do ensino de PLE; conhecer os materiais utilizados pelos professores; identificar os aspectos didáticos e metodologias utilizadas em cada país; compreender a estrutura dos cursos PLE; contribuir para os estudos do português como L2.
Para que tais objetivos sejam cumpridos dividimos a pesquisa em duas etapas: uma em Portugal e outra no Brasil. Em Portugal, além das leituras teóricas, também serão feitas observações de aulas dos cursos de PLE aqui na Universidade de Aveiro, que conta com diversas turmas de diversos níveis. As informações (horários, professores, alunos, níveis e turmas) dos cursos de PLE aqui da UA podem ser consultadas através do seguinte link: http://www.ua.pt/dlc/PageText.aspx?id=5966.
Já na etapa brasileira, que será realizada no segundo semestre de 2017, iremos analisar os materiais e documentos que constituem e orientam o ensino de PLE. A observação de aulas não ocorrerá visto que a UFTM ainda não possui cursos PLE.
Após a análise dos dados e a conclusão (total ou parcial) do estudo, o próximo passo é divulgar os resultados através de apresentações em congressos e da escrita de um artigo científico.
Este é, então, o caminho que já está e continuará sendo traçado nos próximos meses a fim de contribuir para os estudos do ensino de Português como língua estrangeira. Sintam-se à vontade para comentar em caso de dúvida.

Abraços,

Júlia

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