Olá galera!!
            Não tenho muitas novidades para contar essa semana, por isso vou falar como vão algumas das minhas disciplinas.
            Semana passada fiz um mini teste de Espanhol (curso livre) e acredito que fui bem, apesar de não ter estudado a matéria porque deixei acumular um pouco, afinal é muito conteúdo.  (não estou justificando minhas ações, sei que a responsabilidade é toda minha)
            Acredito que é interessante falar sobre as diferenças das aulas da disciplina de linguística textual, a qual eu já havia tomado no Brasil e agora estou tomando aqui. Primeiramente, aqui estudamos muito por cima a questão da coerência e principalmente da coesão, enquanto que na UFTM esse era o foco. Outra diferença é que aqui a professora está trabalhando com alguns gêneros textuais específicos, por exemplo, o texto jornalístico, o regulamento, texto publicitário, etc. Ela analisa os pormenores da estrutura e do conteúdo desses gêneros, por exemplo, na notícia sabemos que há aspectos que geralmente aparecem: manchete, lead, colunas, legenda, etc. e também que, do ponto de vista do conteúdo, ela responde algumas questões como: quem, o que, onde, quando e por que.Mas nem só de diferenças vive o homem, há similaridades também, por exemplo, aqui, além da coesão e coerência, também vimos os outros fatores de textualidade.
            Na disciplina de literatura portuguesa 3, nós lemos, estudamos e analisamos a peça Frei Luís de Souza de Almeida Garrett e como essa semana a professora não dará aulas, ela deixou dois filmes com base no livro para nós assistirmos e fazermos uma atividade, mais especificamente: "procure mostrar, numa cuidada resposta, o modo como ambos correspondem à transcodificação fiel do texto garrettiano ou à sua transfiguração modernizadora." (eita rsrs)
          Para quem se interessar vou compartilhar os links dos filmes porque acho que vale a pena assistir, é uma peça é muito interessante! Vou deixar o pdf do texto também.;)
            Abraços...

LINKS:
Frei Luís de Souza PDF: https://cld.pt/dl/download/5c6dbfba-6f62-4446-a4f8-dfe688547f1f/Livroviajante/Frei-Lu%C3%ADs-de-Sousa.pdf


Filme (2015): https://www.youtube.com/watch?v=tSVszbvutKA

Comentários

Postagens mais visitadas