Olá gente! Hoje venho falar um pouco da cultura e gastronomia portuguesa. Portugal é uma nação muito antiga que teve início no século XII quando o rei D. Afonso Henriques conquistou algum território, tendo-o sido reconhecido pelo papa da época. Tanto tempo de existência traz uma vasta cultura e tradições.
            Logo que cheguei me lembro de as pessoas falarem para eu experimentar o doce tradicional da cidade de Aveiro, os ovos moles que são um doce feito basicamente de gema de ovo e açúcar. Eu, particularmente, não gostei muito porque tem muito gosto de ovo, mas aqui as pessoas realmente apreciam e até o combinam como recheio de outros doces.
            A “francesinha” é um prato da gastronomia tradicional da cidade de Porto. É uma espécie de sanduíche que leva pão, carnes (salsicha, presunto, bife, etc.), queijo, ovo frito e um molho especial por cima e é geralmente servida acompanhada por batata frita. Outro prato tipicamente português é o tão famoso bacalhau. Ele é preparado de diversas formas, mas uma receita bastante comum é o bacalhau com natas, uma mistura de batatas, bacalhau desfiado, natas (creme de leite) e queijo por cima. É excepcional, eu gosto muito!
            Os pratos típicos estão presentes em todas as regiões, por exemplo, o arroz de pato à alentejana (o Alentejo fica no sul do país) ou os rojões à minhota (ou à moda do Minho, região no norte de Portugal).  Eles também têm costume de comer coelhos, o que para nós pode soar um tanto estranho. Inclusive os pobres coelhinhos são vendidos inteiros e sem pele nos mercados, uma judiaria como diria minha mãe!
            Eu não poderia me esquecer de falar do tradicionalíssimo “pastel de nata”, que é um bolinho feito com uma massa folhada e um creme pastoso. Você deve estar se perguntando: mas não é pastel de Belém? Esse é o nome do pastel feito a partir da receita original, somente preparada por uma pastelaria em Lisboa, mas, tecnicamente, estamos falando do mesmo.
            Musicalmente falando, o gênero tradicional de Portugal é o fado. De caráter melancólico e sempre acompanhado pela guitarra portuguesa, o fado não tem uma origem certa, mas podemos com certeza dizer que ele teve uma grande representante em Amália Rodrigues. 
            Assim como todas as nações, o povo português é muito orgulhoso de sua cultura e fala patrioticamente, através das expressões de amor à pátria, das coisas boas do seu país. Inicialmente o meu objetivo era falar sobre a cultura em geral, mas acabei falando mais da gastronomia (rs). Enfim, existem diversas formas de manifestação cultural e eu poderia falar horas e horas sobre os costumes e tradições portuguesas, mas isso já é assunto para outra publicação. Próxima semana trago novidades sobre as aulas.

Abraços,
Júlia 


bacalhau com natas 
pastel de nata
francesinha
guitarra portuguesa


Comentários

Postagens mais visitadas