Olá pessoal,
Enfim cheguei! Hoje é dia 30 de Agosto e já faz mais de uma semana que estou aqui.  Parti de Campinas dia 19 às 17:10 (horário de Brasília) e cheguei em Lisboa às 07h do dia 20, horário local. São 4 horas entre Brasil e Portugal, então, quando cheguei aqui eram 3h da manhã no Brasil. Tudo correu bem na viagem e para ir de Lisboa a Aveiro eu tomei um ônibus (ou autocarro como eles chamam aqui rsrs). Cheguei em Aveiro às 14:30 mais ou menos. Foi cansativo, mas no fim deu tudo certo, e logo já estava instalada no alojamento da universidade.
Uma semana se passou e tantas coisas aconteceram que chega ser difícil escrever sobre tudo sem me alongar. Cheguei sábado à tarde, descansei e no domingo fui conhecer um pouco a cidade de Aveiro.  Caminhei pelo centro da cidade, um lugar muito belo e cheio de turistas. A cidade tem muitos lugares para se conhecer, mas o principal ponto que atrai tais turistas é a “Ria”, um canal de água que vem do mar que corta uma parte da cidade. A ria de Aveiro se assemelha aos canais de Veneza, por isso a cidade é chamada por alguns de “a Veneza portuguesa”. É possível fazer um passeio pela ria em um dos barcos moliceiros que estão por ali.
Em meu passeio de domingo devo ter ouvido pelo menos umas dez línguas diferentes! Havia turistas de todo o mundo pela cidade (conversei com um indiano e alguns libaneses!). Os comerciantes falam no mínimo Inglês, quando não falam Espanhol e Francês também.
Dentre as primeiras observações gerais, gostaria de destacar algumas coisas que eu achei interessante, por exemplo, o anoitecer no verão daqui acontece por volta das 8:30 – 9h, o que foi um tanto estranho, mas muito agradável visto que o dia fica enorme.
Uma coisa que achei muito interessante de estar vivendo é a questão das diferenças de sotaque e de léxico entre o Português brasileiro e o de Portugal, como, por exemplo, autocarro que é ônibus, comboio é trem, giro ou fixe para algo que é legal, ótimo, etc.
Em relação à universidade, posso dizer que apesar de ser um tanto recente, o campus em que estou alojada e no qual eu vou estudar é bastante completo, contando com sala de estudos, restaurantes universitários, alojamento, além de uma biblioteca bem grande. Por enquanto a universidade está vazia devido o período de férias.
Uma diferença gritante que eu percebi foi o respeito que as pessoas têm pelo pedestre. Enquanto no Brasil nem faixa de pedestres tem e quando tem se você for atravessar os carros passam por cima de você, aqui parece que é automático os motoristas pararem para o pedestre passar, desde que seja na faixa, é claro.

Acredito que os principais pontos observados por mim nas minhas primeiras impressões aqui em Portugal estão contemplados nesse pequeno texto que escrevi. Em alguns dias vou escrever novamente. Até breve!
Eu e o a Angelo conhecendo a cidade

Ria de Aveiro

Barcos moliceiros
 

Comentários

Postagens mais visitadas